Cultural

No entendimento de que o envolvimento da sociedade com projetos culturais agrega valores fundamentais para o desenvolvimento humano, social e econômico, o GA. BRASIL  assume o compromisso de levar projetos culturais aos seus diversos públicos, por meio das artes cênicas, literatura, cinema e música. Pois, o Grupo acredita que incentivar a cultura junto às comunidades das quais está próximo é contribuir para a formação de um público crítico e antenado, que formará, em um futuro breve, cidadãos melhores. Para o cumprimento destes objetivos, as empresas do GA.BRASIL, utilizam de mecanismos de incentivo fiscal, como fonte principal para o apoio e financiamento de tais projetos.


Projeto Permanente:


Viagem Literária:
A Viação Pássaro Verde disponibiliza, em algumas linhas de longa distância, uma mini-biblioteca de bordo onde os usuários podem degustar livros de diversos autores nacionais e internacionais, distribuídos de forma a atender diversas faixas etárias. Dentre os títulos, destacam-se os da obra do escritor mineiro Fernando Sabino.



Projetos Incentivados:

 

• 2014

Literatura: Livro “Na Boca da Onça”, escrito por José Eustáquio Lage Moreira – Através da Lei Municipal de Incentivo à Cutura de Itabira – MG.

Música: Terceira Edição do Prêmio de Música das Minas Gerais circulou pelas cidades de Diamantina, Uberlândia, Montes Claros, Pará de Minas e Sete Lagoas. Mais informações: www.premiodemusicaminas.com.br

 


• 2013

Música: Segunda Edição do Prêmio de Música das Minas Gerais nas cidades de Diamantina, Ouro Preto, Montes Claros e Sete Lagoas. Mais informações: www.premiodemusicaminas.com.br

  


• 2012

Música: Prêmio de Música das Minas Gerais. O projeto busca revelar e reconhecer novos talentos do cenário musical em Minas Gerais. Além disso, promove um grande circuito itinerante com eliminatórias em quatro importantes cidades mineiras. O Prêmio é destinado a artistas, grupos/bandas com composições originais inéditas e executadas em língua portuguesa. A temática é livre e não são aceitas músicas instrumentais. Cada artista poderá participar com uma música. Mais informações: www.premiodemusicaminas.com.br

   


• 2010

Literatura: “Encontro Marcado com Fernando Sabino por Minas Gerais”. O “Encontro Marcado com Fernando Sabino” visa preservar o acervo deixado pelo escritor Fernando Sabino e divulgar para as novas gerações as suas obras em todas as formas: literatura, cinema e música, por meio da circulação deste projeto em diversos municípios de Minas Gerais.


• 2009

Espetáculo: “As Outras”, peça teatral, com texto de Wesley Marchiori e Direção de Kalluh Araújo. Uma história de suspense, mistério e amor. A cobiça do ser humano sendo revelada sem pena e sem dó. Um total de 12 apresentações pelos principais teatros de Belo Horizonte.

Literatura: ”Vale Cultura Literária”. Projeto de incentivo e fomento à literatura da Câmara Mineira do Livro, onde são distribuídos “Vale Cultura Literária” que auxiliam crianças, jovens e adultos na aquisição de livros em feiras e eventos literários.

Festival: Apoio ao “Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – O Clube da Esquina e o chão da nossa terra”. De 08/07 a 26/07 de 2009.

Literatura: “Estrada Real – Um Caminho para o Mar”. O livro é uma continuação da edição de 2008 onde os mesmos personagens continuam no caminho da Estrada Real, para conhecer a rica memória artística-cultural de Ouro Preto a Paraty.

Museu: Apoio ao “Museu do Diamante”. Incentivo à programação cultural de 2009 de um dos principais museus de Minas Gerais, situado em Diamantina.


• 2008

Literatura: ”Estrada Real – Um Caminho Encantado” de Maria Eugênia e Magda Resende. O livro conta a história de uma viagem imaginária de duas crianças, descobrindo os caminhos desbravados pelos bandeirantes, em busca dos índios, ouros e pedras preciosas, passando por várias cidades mineiras do Século XVIII.

Música: “CD Coletânea MPB e Sertanejo”. Projeto da Coperdisc RJ que visa a revitalização de músicas importantes na construção do cenário musical brasileiro com o resgate de grandes sucessos da nossa música.


• 2007

Cinema: ”A História das Três Marias” de Zackia e Silvana Soares. Às margens do rio São Francisco vivem as lendárias Marias que, interagindo com as forças da natureza, auxiliam as pessoas em seu processo evolutivo, a destruírem seus monstros internos. As irmãs, com seus cantos e magia convidam ao mergulho nos signos das águas promovendo uma fusão com o uno primordial.

Trailer do filme: ”A História das Três Marias”